Hoje nosso destino é no país dos “hermanos”: vamos saber mais sobre o chamado “fim do mundo”! Partiu: Ushuaia!
Introdução
Quando falamos de cidades incríveis muitos pensam em cidades imensas como NYC, São Paulo, ou Paris. Mas algumas cidadezinhas menos conhecidas, podem nos surpreender! É o caso da deliciosa Ushuaia, Argentina.
O Ushuaiaé uma cidade da Argentina e é capital da província da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul.
Um pouco da história do Ushuaia
O Ushuaia é a cidade mais austral do mundo, ou seja, mas ao sul antes do Pólo Sul, e cresceu lentamente ao longo da primeira metade do século XX. Na cidade ficava um presídio, o que atraiu diversos colonos para a região, mas que também serviu para “espantar” alguns visitantes, já que não era um destino truístico, propriamente dito.
Porém, a partir da metade do século o presídio foi desativado enquanto a cultura se diversificou, e o progresso se deu mais rápido com a melhoria da infraestrutura urbana e a criação de incentivos governamentais para a fixação de novos residentes.
Hoje o Ushuaia é um conhecido, e procurado, destino turístico na América do Sul.
Há diferença entre a Patagônia e o Ushuaia?
Sim! Na verdade a Patagônia é uma região localizada em um ponto austral da América do Sul. A zona apresenta cerca de 800.00 km² de um território que ocupa áreas argentinas e chilenas, e é o local com mais geleiras fora das zonas polares do mundo!
Há “duas” Patagônias: a Argentina, onde encontramos uma região mais árida, com diversas pastagens e desertos, e a Chilena, onde encontramos uma floresta com clima temperado e os famososfiordes. As Patagônias são divididas pela magnífica Cordilheira dos Andes.
A sua área ocupa desde os Lagos Andinos até o Cabo Horn, ao extremo sul do continente, no arquipélago da Terra do Fogo. Montanhas nevadas, lagos, glaciares e a diversidade da vida selvagem, fazem deste lugar único no mundo.
A maior parte da Patagônia encontra-se na Argentina, onde inclusive se concentram um maior número de cidades, o que consequentemente fez com que essa parte fosse mais visitada e explorada. Além de oferecer uma maior infraestrutura para receber os visitantes, o que já não acontece tanto na Patagônia Chilena, que se encontra um pouco mais isolada.
Um dos seus principais pontos turísticos é a cidade de Ushuaia, mais conhecida como a cidade “do fim do mundo”, ou cidade mais austral do mundo, por se localizar no extremo austral da América do Sul.
Vale lembrar que a Patagônia Chilena ocupa uma área de240 mil quilômetrosquadrados de superfície, indo de Puerto Montt até Punta Arenas.
Há várias opções, mesmo! Abaixo você encontra uma pequena lista das melhores atrações do Ushuaia.
1 – O que fazer no Ushuaia? Navegar no Canal Beagle.
Esse é um dos passeios mais icônicos da região! Normalmente se parte do cais turístico local, cruzando a ampla Baía de Ushuaia até chegar ao Canal de Beagle pelo Paso Chico.
Uma vez ali, navega-se ao redor da Ilha dos Pássaros que recebeu esse nome por sua grande variedade de aves como Skuas, Albatroz-de-sobrancelha, Pato-vapor, Cauquenes, Gaivotas Cook e Gaivotas Cinzentas.
Seguindo o passeio, o catamarã segue para a famosa Ilha dos Lobos, um refúgio natural onde podemos observar leões marinhos. O tour segue até chegar ao Farol Les Eclaireurs (Os Iluminadores), onde paramos para apreciar as colônias de Corvos-marinhos Imperiais e Corvos-marinhos Rochosos. Esse local também é bem conhecido, pois foi aqui que aconteceu o naufrágio do SS Monte Cervantes, em 1930.
Merece destaque a magnífica vista da cordilheira que circunda a cidade de Ushuaia com a suntuosa natureza que se apresenta de forma poétia diante de nossos olhos!
Ushuaia
2 – O que fazer no Ushuaia? Parque da Terra do Fogo.
O Parque Nacional Tierra del Fuego é o parque mais austral do planeta, e o único na Argentina que nos oferece montanha, lago e mar! É uma parada obrigatória para quem quer estar em contato com a natureza exuberante do fim do mundo!
A primeira parada antes de chegar ao parque é na estação Fin del Mundo, onde fica um charmoso trenzinho!
Esse trem levava os detentos da prisão de Ushuaia até a encosta do Monte Susana. O trajeto dura cerca de uma hora, e é delicioso.
Após o passeio a próxima parada é o Lago Roca, também chamado de Acigami. Deste ponto pode-se observar uma parte da cordilheira chilena, enquanto caminha pelas bordas do Lago e da floresta.
Dali, ao longo do caminho, após uma parada estratégica para almoçar, seguimos para um dos locais mais belos do parque: a Bahia Lapataia.
A placa de boas vindas mostra diversas curiosidades do local como um marco final da estrada que é a mais austral do mundo, a Ruta 3. Siga para o deck para ter a melhor vista da baía!
E é ali no parque, também, que está o famoso “Correio do Fim do Mundo”, onde é possível carimbar o passaporte e enviar um postal dos confins da América do Sul.
3 – O que visitar no Ushuaia? Região dos Lagos
Vamos cruzar a cordilheira? Saindo do Ushuaia, seguindo para o leste, poderemos ver a planta completa do Antigo Presídio, passando pelo setor industrial.
Contornando o sopé do Monte Olivia, já podemos avistar a majestosa Serra Alvear que, com seus picos nevados, encantam nossos olhos!
Do alto podemos ver o gigantesco Vale do Carbajal, chamado também chamado de Tierra Mayor e Las Cotorras.
Dali siga para a área de Rancho Hambre, que é onde, de fato, começa a subida propriamente dita: iremos alcançar os 430 m de altitude, no Passo Garibaldi, e, dali, você terá uma vista incomparável dos lagos Escondido e Fagnano.
Seguiremos até o Lago Fagnano, onde podemos parar de forma estratégica na Estancia La Carmen, localizada às margens do Lago Fagnano. Ali há um bosque belíssimo e ótimos locais para se fazer um tradicional refeição fueguina com o delicioso cordeiro fueguino feito na estaca. Para voltar: siga pela Rota Nacional 3.
UshuaiaUshuaiaUshuaiaUshuaia
4 – O que visitar no Ushuaia? Calle das Lojas
Duas ruas pra cima da Avenida Costaneira fica a principal área de lojas da cidade.Já aviso de antemão: é tudo caro! Essa área é bem turística, por isso, prepare o bolso caso queira levar suas belas lembrancinhas pra casa!
Mas a rua é bem bonitinha, então vale uma caminhada por ali! A rua vende, basicamente, produtos locais, como artesanato, compotas, alguns doces, e afins. Por ali você também encontra os famosos alfajores e doce de leite!
5 – O que visitar no Ushuaia? Avenida Costanera
Imperdível uma caminhada por aqui! É aqui, perto do porto, que você vai encontrar a famigerada placa do Ushuaia, e, claro, você precisa de uma foto aqui! A Avenida não oferece grandes atrações, mas se sentar em um banco enquanto observa o vai e vem de barcos e trusitas, pode ser bem interessante!
UshuaiaUshuaiaUshuaia
6 – O que visitar no Ushuaia? Parque Nacional Los Glaciares
Esse é outro passeio IMPERDÍVEL! Esse lugar incrível fica na cidade de El Calafate, e o Parque Nacional Los Glaciares integra a lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, sendo o segundo maior do país abrangendo 600.000 hectares de floresta subantárticas.
Aqui você pode viver uma experiência única: ter acesso ao glaciar Perito Moreno, que é um dos mais acessíveis do mundo, e nos apresenta panoramas impressionantes! Nesse parque você pode ver a queda de água de blocos de gelo com até 70 metro de altura e, confesso, é bem impactante, pois o azul do gelo se destaca no meio da paisagem marrom das montanhas!
Quanto tempo ficar no Ushuaia?
Quanto mais tempo, melhor! Mas o ideal é ficar, pelo menos, cinco dias.
Como chegar?
Partindo de São Paulo ou Rio de Janeiro é inevitável fazer uma conexão na Argentina e, normalmente, essa conexão é via Buenos Aires. O voo entre Buenos Aires e Ushuaia dura em torno de 3h40min.
ANOTE A DICA Quando se sai do Ushuaia de avião é necessário pagar uma taxa de USD 28 que não está inclusa no valor da passagem, então chegue ao aeroporto com antecedência, pois há fila para o pagamento dessa taxa na alfândega.
Quando ir?
Em qualquer época do ano! Mas em qualquer época, para os nosso parâmetros, o Ushuaia é frio, por isso leve casaco, botas impermeáveis, e – para os passeios – sapatos confortáveis.
Qual documentação é necessária para ingressar no Ushuaia?
Brasileiros podem entrar no Ushuaia somente com o RG ou CNH válidos. Não é necessário visto, passaporte e nem vacina. Mas se quiser levar o passaporte: sinta-se à vontade, pois você pode carimba-lo no Parque Nacional Tierra del Fuego.
Concluindo…
Todo o charme do “fim do mundo”: Ushuaia –Poderíamos ficar dias falando do Ushuaia e de todas as suas atrações em detalhes, mas vou deixar para que vocês mesmos tirem suas conclusões quando estiverem por lá!