Todo o charme do “fim do mundo”: Ushuaia
Hoje nosso destino é no país dos “hermanos”: vamos saber mais sobre o chamado “fim do mundo”! Partiu: Ushuaia!
Introdução
Quando falamos de cidades incríveis muitos pensam em cidades imensas como NYC, São Paulo, ou Paris. Mas algumas cidadezinhas menos conhecidas, podem nos surpreender! É o caso da deliciosa Ushuaia, Argentina.
O Ushuaia é uma cidade da Argentina e é capital da província da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul.
Um pouco da história do Ushuaia
O Ushuaia é a cidade mais austral do mundo, ou seja, mas ao sul antes do Pólo Sul, e cresceu lentamente ao longo da primeira metade do século XX. Na cidade ficava um presídio, o que atraiu diversos colonos para a região, mas que também serviu para “espantar” alguns visitantes, já que não era um destino truístico, propriamente dito.
Porém, a partir da metade do século o presídio foi desativado enquanto a cultura se diversificou, e o progresso se deu mais rápido com a melhoria da infraestrutura urbana e a criação de incentivos governamentais para a fixação de novos residentes.
Hoje o Ushuaia é um conhecido, e procurado, destino turístico na América do Sul.
Há diferença entre a Patagônia e o Ushuaia?
Sim! Na verdade a Patagônia é uma região localizada em um ponto austral da América do Sul. A zona apresenta cerca de 800.00 km² de um território que ocupa áreas argentinas e chilenas, e é o local com mais geleiras fora das zonas polares do mundo!
Há “duas” Patagônias: a Argentina, onde encontramos uma região mais árida, com diversas pastagens e desertos, e a Chilena, onde encontramos uma floresta com clima temperado e os famosos fiordes. As Patagônias são divididas pela magnífica Cordilheira dos Andes.
A sua área ocupa desde os Lagos Andinos até o Cabo Horn, ao extremo sul do continente, no arquipélago da Terra do Fogo. Montanhas nevadas, lagos, glaciares e a diversidade da vida selvagem, fazem deste lugar único no mundo.
A maior parte da Patagônia encontra-se na Argentina, onde inclusive se concentram um maior número de cidades, o que consequentemente fez com que essa parte fosse mais visitada e explorada. Além de oferecer uma maior infraestrutura para receber os visitantes, o que já não acontece tanto na Patagônia Chilena, que se encontra um pouco mais isolada.
Um dos seus principais pontos turísticos é a cidade de Ushuaia, mais conhecida como a cidade “do fim do mundo”, ou cidade mais austral do mundo, por se localizar no extremo austral da América do Sul.
Vale lembrar que a Patagônia Chilena ocupa uma área de 240 mil quilômetros quadrados de superfície, indo de Puerto Montt até Punta Arenas.
O que fazer no Ushuaia?
Há várias opções, mesmo! Abaixo você encontra uma pequena lista das melhores atrações do Ushuaia.
1 – O que fazer no Ushuaia? Navegar no Canal Beagle.
Esse é um dos passeios mais icônicos da região! Normalmente se parte do cais turístico local, cruzando a ampla Baía de Ushuaia até chegar ao Canal de Beagle pelo Paso Chico.
Uma vez ali, navega-se ao redor da Ilha dos Pássaros que recebeu esse nome por sua grande variedade de aves como Skuas, Albatroz-de-sobrancelha, Pato-vapor, Cauquenes, Gaivotas Cook e Gaivotas Cinzentas.
Seguindo o passeio, o catamarã segue para a famosa Ilha dos Lobos, um refúgio natural onde podemos observar leões marinhos. O tour segue até chegar ao Farol Les Eclaireurs (Os Iluminadores), onde paramos para apreciar as colônias de Corvos-marinhos Imperiais e Corvos-marinhos Rochosos. Esse local também é bem conhecido, pois foi aqui que aconteceu o naufrágio do SS Monte Cervantes, em 1930.
Merece destaque a magnífica vista da cordilheira que circunda a cidade de Ushuaia com a suntuosa natureza que se apresenta de forma poétia diante de nossos olhos!
2 – O que fazer no Ushuaia? Parque da Terra do Fogo.
O Parque Nacional Tierra del Fuego é o parque mais austral do planeta, e o único na Argentina que nos oferece montanha, lago e mar! É uma parada obrigatória para quem quer estar em contato com a natureza exuberante do fim do mundo!
A primeira parada antes de chegar ao parque é na estação Fin del Mundo, onde fica um charmoso trenzinho!
Esse trem levava os detentos da prisão de Ushuaia até a encosta do Monte Susana. O trajeto dura cerca de uma hora, e é delicioso.
Após o passeio a próxima parada é o Lago Roca, também chamado de Acigami. Deste ponto pode-se observar
uma parte da cordilheira chilena, enquanto caminha pelas bordas do Lago e da floresta.
Dali, ao longo do caminho, após uma parada estratégica para almoçar, seguimos para um dos locais mais belos do parque: a Bahia Lapataia.
A placa de boas vindas mostra diversas curiosidades do local como um marco final da estrada que é a mais austral do mundo, a Ruta 3. Siga para o deck para ter a melhor vista da baía!
E é ali no parque, também, que está o famoso “Correio do Fim do Mundo”, onde é possível carimbar o passaporte e enviar um postal dos confins da América do Sul.
3 – O que visitar no Ushuaia? Região dos Lagos
Vamos cruzar a cordilheira? Saindo do Ushuaia, seguindo para o leste, poderemos ver a planta completa do
Antigo Presídio, passando pelo setor industrial.
Contornando o sopé do Monte Olivia, já podemos avistar a majestosa Serra Alvear que, com seus picos nevados, encantam nossos olhos!
Do alto podemos ver o gigantesco Vale do Carbajal, chamado também chamado de Tierra Mayor e Las Cotorras.
Dali siga para a área de Rancho Hambre, que é onde, de fato, começa a subida propriamente dita: iremos alcançar os 430 m de altitude, no Passo Garibaldi, e, dali, você terá uma vista incomparável dos lagos Escondido e Fagnano.
Seguiremos até o Lago Fagnano, onde podemos parar de forma estratégica na Estancia La Carmen, localizada às margens do Lago Fagnano. Ali há um bosque belíssimo e ótimos locais para se fazer um tradicional refeição fueguina com o delicioso cordeiro fueguino feito na estaca. Para voltar: siga pela Rota Nacional 3.
4 – O que visitar no Ushuaia? Calle das Lojas
Duas ruas pra cima da Avenida Costaneira fica a principal área de lojas da cidade. Já aviso de antemão: é tudo caro! Essa área é bem turística, por isso, prepare o bolso caso queira levar suas belas lembrancinhas pra casa!
Mas a rua é bem bonitinha, então vale uma caminhada por ali! A rua vende, basicamente, produtos locais, como artesanato, compotas, alguns doces, e afins. Por ali você também encontra os famosos alfajores e doce de leite!
5 – O que visitar no Ushuaia? Avenida Costanera
Imperdível uma caminhada por aqui! É aqui, perto do porto, que você vai encontrar a famigerada placa do Ushuaia, e, claro, você precisa de uma foto aqui! A Avenida não oferece grandes atrações, mas se sentar em um banco enquanto observa o vai e vem de barcos e trusitas, pode ser bem interessante!
6 – O que visitar no Ushuaia? Parque Nacional Los Glaciares
Esse é outro passeio IMPERDÍVEL! Esse lugar incrível fica na cidade de El Calafate, e o Parque Nacional Los Glaciares integra a lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, sendo o segundo maior do país abrangendo 600.000 hectares de floresta subantárticas.
Aqui você pode viver uma experiência única: ter acesso ao glaciar Perito Moreno, que é um dos mais acessíveis do mundo, e nos apresenta panoramas impressionantes! Nesse parque você pode ver a queda de água de blocos de gelo com até 70 metro de altura e, confesso, é bem impactante, pois o azul do gelo se destaca no meio da paisagem marrom das montanhas!
Quanto tempo ficar no Ushuaia?
Quanto mais tempo, melhor! Mas o ideal é ficar, pelo menos, cinco dias.
Como chegar?
Partindo de São Paulo ou Rio de Janeiro é inevitável fazer uma conexão na Argentina e, normalmente, essa conexão é via Buenos Aires. O voo entre Buenos Aires e Ushuaia dura em torno de 3h40min.
ANOTE A DICA
Quando se sai do Ushuaia de avião é necessário pagar uma taxa de USD 28 que não está inclusa no valor da passagem, então chegue ao aeroporto com antecedência, pois há fila para o pagamento dessa taxa na alfândega.
Quando ir?
Em qualquer época do ano! Mas em qualquer época, para os nosso parâmetros, o Ushuaia é frio, por isso leve casaco, botas impermeáveis, e – para os passeios – sapatos confortáveis.
Qual documentação é necessária para ingressar no Ushuaia?
Brasileiros podem entrar no Ushuaia somente com o RG ou CNH válidos. Não é necessário visto, passaporte e nem vacina. Mas se quiser levar o passaporte: sinta-se à vontade, pois você pode carimba-lo no Parque Nacional Tierra del Fuego.
Concluindo…
Todo o charme do “fim do mundo”: Ushuaia – Poderíamos ficar dias falando do Ushuaia e de todas as suas atrações em detalhes, mas vou deixar para que vocês mesmos tirem suas conclusões quando estiverem por lá!