Um paraíso mexicano chamado Cancun

Um dos destinos mais celebrados do México é a belissima Cancun

Introdução

Cancun é uma cidade localizada na costa leste da Península de Yucatán, no estado de Quintana Roo, no México. É conhecida mundialmente como um dos principais destinos turísticos do país e um dos destinos de praia mais populares do Caribe.

A cidade tem uma localização privilegiada, com praias deslumbrantes ao longo do Mar do Caribe, com areias brancas e águas cristalinas que variam em tons de azul-turquesa. O clima em Cancun é tipicamente tropical, com temperaturas quentes durante a maior parte do ano, tornando-se um refúgio ideal para os amantes do sol e da praia.

Além das praias paradisíacas, Cancun oferece uma ampla gama de atividades e atrações para os visitantes. Os recifes de coral que cercam a região são perfeitos para mergulho e snorkeling, permitindo aos visitantes explorar a rica vida marinha. Há também uma infinidade de parques temáticos que combinam a natureza exuberante com atividades recreativas.

Cancun é conhecida por sua vibrante vida noturna, com uma variedade de bares, clubes e restaurantes que oferecem entretenimento e culinária de qualidade. A Avenida Kukulcán, a principal avenida que percorre a zona hoteleira, é o epicentro da vida noturna em Cancun.

Além disso, Cancun serve como um ponto de partida conveniente para explorar outros locais históricos e culturais da região, como as ruínas maias de Tulum, Chichén Itzá e Cobá. Esses locais arqueológicos são testemunhas impressionantes da antiga civilização maia e atraem milhares de visitantes todos os anos.

Pôr do Sol em Cancun

O que fazer em sete dias em Cancun?

A resposta é curta e direta: muita coisa! Quando se fala em Caribe, o primeiro destino que vem em mente definitivamente é Cancun, e poderíamos definir Cancun como o “quintal do Americanos” – como todos dizem por lá, o mar nos oferece um azul turquesa inacreditável, ótima estrutura, com grandes resorts a beira mar, passeios para todas as idades e gostos.

O que poucos sabem é que Cancun vai muito além de praias, é um destino completo, mas é claro que deve-se entender exatamente o que fazer, pois são tantas as opções que pode se tornar um problema definir o que se quer ver, podendo, inclusive, ser um pouco estressante; tudo é claro deve ser planejado e na medida certa, e mesclar passeios com descanso é sempre uma boa pedida.

Cancun tem vida latente, seja durante o dia – nos passeios – ou à noite – no badalado Boulevard Kukulcán, que é considerada ma espécie de mini Las Vegas, com várias baladas, incluindo a mais famosa delas: Coco Bongo.

No geral Cancun vale muito a pena, no entanto é importante tomar alguns cuidados, como é um destino turístico e as pessoas vivem disso lá, as vezes pode-se tornar um pouco exploratório e diria em alguns casos predatórios, portanto olhos muitos abertos.

Nós tivemos alguns contratempos não muito legais, então, caso vá comprar algo: pechinche bastante, não compre de primeira, sempre pergunte os preços, especialmente nos restaurantes, evite tomar táxi – aproveite para caminhar, e use o transporte público, porque é muito fácil andar de ônibus por lá e os motoristas ajudam na hora de descer.

Se optar por fazer passeios vale a pena pegar um hotel meia-pensão mais barato, pois não irá utilizar o muito as depedências do hotel, mas tente mesclar passeio e descanso; se optar por passeios, o ideal é se hospedar em Playa del Carmen, muito mais próximo dos passeios que ficam cerca de 1h30 a 2 horas de distância de Cancun – e, em Cancun, lembre-se do trânsito, que poder ser bem chato!

1 . O que fazer em sete dias em Cancun? Xel-Há

Xel-Há é um parque 100% voltado para atividades na natureza: flutuações em rios, áreas de mangue, cavernas e trilhas. Tem também um grande toboágua no meio do parque. O parque é all-inclusive na questão de alimentação, e bebidas, ou seja ao entrar no parque – às 08h30 – já tem café da manhã e você pode comer e beber o dia todo sem restrição, mas o “all-inclusive” para por aí: há diversos passeios opcionais por lá, o que pode tornar o parque bem caro dependendo do que escolher.

Sendo bem sincero? Eu achei o parque um pouco decepcionante; as atrações mais interessantes eram pagas, e escolhemos o nado com golfinho e Sea Trek (uma espécie de mergulho subaquático andando com um capacete enorme), e lá se foram mais U$ 150,00 por pessoa!

O parque é bem grande e o dia passa voando se não correr para fazer as atrações!

2 . O que fazer em sete dias em Cancun? XCaret

Um parque bem diversificado que conta com atividades na natureza: flutuações em rios, praia, piscinas naturais. Mas também tem shows, áreas temáticas que contam um pouco da cultura mexicana, animais, aquário entre outros.

As atividades opcionais são bem parecidas com as de Xel-Há, então acabamos fazendo o que estava incluído no ticket, que não é all inclusive, o que quer dizer que pode entrar no restaurante uma única vez, mas há opções de comida paga a parte pelo parque todo.

XCaret é conhecido como a Disney Mexicana: o rio subterrâneo é imperdível, bem extenso, com água doce e cristalina. Aqui você embarca nessa atração que te deixa do outro lado do parque onde há um aquário natural o qual pudemos nadar com uma tartaruga e diversos peixes coloridos, uma experiência bem legal.

E para finalizar o dia tem um show com uma super produção contando a história do México. São duas horas de espetáculo a partir das 19h00, e o ideal é chegar um pouco antes para pegar um bom lugar para assistir. Fica lotado!

3 . O que fazer em sete dias em Cancun? Tulum

Em Tulum visitamos o Museu do Azulik Hotel que apresenta um conceito bem diferente, e está entre os queridinhos das redes socias. Com seu estilo bem diferente o hotel não possui luz elétrica e nem ar condicionado, é tudo muito integrado a natureza, bem rústico, com uma arquitetura muito peculiar. Ali tudo é de madeira, e o museu oferece um pedacinho de história para termos uma ideia do local; aproveite porque dá para tirar várias fotos interessantes no local.

Seguindo o tour fomos para dois Cenotes: o primeiro deles DOS OJOS, que tem estrutura tipo caverna semi aberta, e é um lugar bem interessante com água bem gelada! Nos lembra bastante a Lagoa Azul em Bonito – MS, tem poucos peixes, e nós levamos nosso próprio snorkel.

O que é um CENOTE?

Os cenotes são poços de água cristalina. Em alguns deles é possível mergulhar, em outros não!

Saindo de lá seguimos para o outro Cenote que é Tak Bi Há, muito mais muito interessante e bem mais legal, confesso! Ali há cenários lindos, uma caverna com águas cristalinas, cheia de estalactites e estalagmites, e é um passeio diferente meio fora do comum; só achei meio predatório, sem um controle mais forte, acabei vendo alguns turistas quebrando as estalactites que demoram milhares de anos para se formar para levarem como “lembrança”. Absurdo! Acho que valeria a pena um controle maior das pessoas no local, afinal é patrimônio ambiental.

4 . O que fazer em sete dias em Cancun? Cozumel

O passeio sai de Playa Del Carmen em um Ferry Boat que te leva até Cozumel que é trocado por um catamarã mais adiante e que é onde, efetivamente, se inicia o passeio.

A primeira parada é o belíssimo arrecife Columbia onde pudemos ver e nadar com algumas arrais; logo em seguida fomos a um santuário de estrelas do mar conhecido como El Cielo. Ali podemos mergulhar no meio do mar, com uma profundidade de 8 metros, mas o mar é tão cristalino que dá para ver todo o fundo dele e, claro, as belíssimas estrelas.

Saindo deste ponto seguimos até Playa Mia para o almoço, e aproveitamos para descansar um pouco nas diversas cadeiras de praias. TUDO isso está incluído no passeio, e lá também tem um parque de inflável onde as crianças e adultos podem se divertir.

5 . O que fazer em sete dias em Cancun? Ek Balam, Valladolid e Cenote

Iniciamos o passeio passando por Valladolid que é uma cidade Maia. Ali há uma igreja central e uma pracinha bem simpática, além de um centro comercial com artesanato local, mas cuidado com os valores cobrados a turistas, caso realmente queira comprar, de novo: pechinche bastante.

Saindo de lá paramos no cenote Ik Kil. As águas ali são geladas (quase não bate sol no local), mas o panorama é lindo, pois ele fica bem no meio da mata. Este cenote tem 50 metros de profundidade e 60 de diâmetro. Nós almoçamos por ali mesmo, e a comida era DIVINA: caseira, tipicamente mexicana, e super gostosa.

Este passeio, inicialmente, seria para Chichén Itzá, mas na época que fomos houve um protesto que fechou o local, desta forma mudaram o roteiro para Ek Balam que é um local bem bonito no meio da natureza, com muita história e cultura Maia.

As ruínas foram descobertas no final dos anos 90, e é a única na qual ainda se pode subir na pirâmide – o que oferece uma experiência super bacana. Prepare as pernas: são mais de 100 degraus e a vista de lá é incrível, sendo possível imaginar um pouco da cultura Maia. Fomos no inverno e o sol estava escaldante, com quase 35 graus, portanto importante leve seu filtro solar.

Vale a pena? VALE! É lindo esse lugar! Precisa de ajuda para conhecer Cancun? Fale com a gente!

Que tal reservar sua viagem hoje mesmo?
Faça sua busca de passagens, hotéis, restaurantes, e muito mais

CLICANDO AQUI!
Prefere atendimento exclusivo?
FALE CONOSCO AQUI!

 

6 . O que fazer em sete dias em Cancun? XPLOR

Este é um parque para quem busca aventura! Aqui há diversas tirolesas interligadas (são quase 2 horas para fazer o circuito todo), 14 torres em 2 circuitos, e muita natureza. Confesso que é um pouco cansativo, mas bem divertido, além disso você pode fazer um circuito dirigindo um jeep 4×4 por 5km, passando por rios, cavernas e ponte de madeira. O carro não corre muito, mas é bem legal e dá para tirar uma onda de Indiana Jones!

Você ainda você pode curtir um passeio em uma caverna com rio subterrâneo emuma jangada estilo Maia, com rios bem apertados, e finalizar tudo flutuando entre estalactites e estalagmites. É um cenário para lá de paradisíaco e diferente, uma experiência indescritível.

O parque conta com uma boa estrutura e quase toda subterrânea, se você se perder em algum local, volte sempre ao coração do parque. Ali também fica um ótimo restaurante e all inclusive, incluindo bebidas (exceto alcoólicos, proibido no parque).

7 . O que fazer em sete dias em Cancun? Isla Mujeres

O mar de Isla Mujeres é indescritível! Sem dúvida é um local que vale a visita com mais calma, e se um dia voltar a Cancun ficarei um tempo a mais por lá! O azul turquesa nessa área e de encher os olhos.

Chegamos em Isla Mujeres em um Catamarã saindo do próprio centro hoteleiro, seguimos na primeira parada em alto mar para fazer snorkel em um local onde há umas estátuas subaquáticas, e o mar estava bem agitado no dia, então foi orientado que somente pessoas que soubessem nada descessem do barco.

Ficamos ali por 1h30, alugamos um carrinho de golfe e saímos para desbravar a ilha pelos 8km que a cerca. E o tempo voou!

Voltamos e seguimos para o Dolphin Discovery: um aquário de golfinhos no qual você pode ter a experiência com os mesmos, como já tínhamos feito em XE-LHA; depois almoçamos e ficamos por ali um tempo, até nosso retorno.

Quanto tempo ficar em Cancun?

Pelo menos sete dias.

Como chegar?

Partindo de São Paulo ou Rio de Janeiro:

De avião! Chegamos em Cancun em um voo com a COPA e conexão no Panamá, mas há diversos voos saindo de São Paulo e Rio de Janeiro; a COPA tem um bom serviço de bordo e bons aviões! No geral a experiencia foi bacana, mas nosso voo na conexão atrasou 2 horas!

  • RESERVE SUAS PASSAGENS AÉREAS PARA CANCUN AGORA MESMO! CLICA AQUI!

Quando ir?

Cancun tem temperaturas altas durante todo o ano! Fomos no período de inverno no hemisfério norte o que deixou o clima na medida certa: nem frio (o que não existe muito por lá) e nem quente demais (no verão bate fácil 40ºgraus).

Evite o período entre Setembro e Outubro, pois é a temporada de furacões.

Concluindo…

Um paraíso mexicano chamado Cancun e que vai te encantar, pode ter certeza disso!

To top