O que fazer em cinco dias em Londres

Uma das cidades mais celebradas do mundo, impressiona por suas belezas, histórias, parques e monumentos!

Introdução

Londres, capital da Inglaterra, é uma cidade cosmopolita, com mais de 8 milhões de habitantes, sendo uma das maiores cidades da Europa. Londres é também uma das cidades mais internacionais do mundo, e um dos maiores e mais importantes centros financeiros de todo o planeta.

Londres atende a todos os tipos de viajantes: no oferece arte em grandes museus, arquitetura única e deslumbrante, o deslumbre da realeza, diversos parques, diversidade, ótimos pubs e restaurantes seculares. Por ser uma cidade plana é possível caminhar pelas ruas sem grandes problemas, além disso a malha de trem é umas das melhores do mundo – inclusive nos perdemos várias vezes de tão bem servida, pois te leva, de fato, para QUALQUER lugar!

Hoje vamos descobrir um pouco mais de Londres.

Londres à noite

O que há de interessante em Londres?

Londres é uma cidade tão rica em história e cultura que é impossível explorar tudo o que a cidade tem a oferecer em alguns poucos dias.

A cidade possui alguns Patrimônios Mundiais da UNESCO: a Torre de Londres; os Reais Jardins Botânicos de Kew; o local que compreende o Palácio de Westminster, a Abadia de Westminster e a Igreja de Santa Margarida.

É em Londres, também, que fica o local histórico de Greenwich, onde o Observatório Real de Greenwich marca o meridiano primário, 0° longitude e GMT). Outros marcos famosos incluem o Palácio de Buckingham, a London Eye, Piccadilly Circus, a Catedral de São Paulo, a Tower Bridge, a Trafalgar Square e o The Shard.

Entre museus, galerias, bibliotecas, e outras instituições culturais, temos o Museu Britânico, a National Gallery, Tate Modern e a Biblioteca Britânica.

metrô de Londres, conhecido como UNDERGROUND, ou simplesmente, The Tube,  é a mais antiga rede ferroviária subterrânea do mundo, e te leva para todos os lugares, turísticos ou não. Para ter acesso ao mapa do transporte ferroviário de Londres, você pode clicar aqui! Ah, eles também possuem um app – Android e iOS – e que pode te ajudar muito durante sua estadia em Londres.

O que fazer em cinco dias em Londres?

Bom, como dissemos anteriormente, conhecer Londres com pouco tempo disponível pode ser corrido! A cidade é imensa e nos apresenta diversas opções, sem contar seus parques fantásticos! No entanto, com cinco dias à disposição, é possível conhecer alguns pontos bem interessantes, inclusive bem famosos.

Vem comigo, e descubra o que fazer em cinco dias em Londres!

1º dia: Abadia de Westminster, Buckingham Palace, Trafalgar Square, London Eye

A Abadia de Westiminster é um ícone de arquitetura, beleza e importância para a realeza britânica. O local foi construído no século X, e se apresenta em estilo gótico. A Abadia é utilizada para grandes cerimônias reais, como a coroação da Rainha Elizabeth, e o casamento do Principe William e de Kate Middleton. Nós fomos bem cedo para evitar muita fila, já que é um dos pontos mais visitados de Londres. Utilizamos um audioguia que nos ajudou muito na visita e, ali do lado, você encontra o igualmente fascinante Palácio de Westminster, o qual fica o famoso relógio do Big Ben.

O Big Ben é um dos ícones mais famosos de Londres e um marco histórico importante na cidade. O que poucos estrangeiros sabem, é que o termo “Big Ben” se refere estritamente ao sino do relógio, enquanto a estrutura em si é chamada de Torre do Relógio Elizabeth.

A Torre do Relógio Elizabeth, o Big Ben, está localizada na extremidade norte do Palácio de Westminster, às margens do rio Tâmisa. A torre foi concluída em 1859 e desde então se tornou um símbolo icônico da cidade.

A estrutura é composta por uma torre de relógio de estilo gótico vitoriano, que se eleva a uma altura de aproximadamente 96 metros, e possui quatro relógios, um em cada uma de suas faces, que são conhecidos por sua precisão e confiabilidade.

O sino do relógio é um dos maiores sinos do mundo: pesa cerca de 13,5 toneladas, e emite um som distinto que é reconhecido no todo o mundo. O sino foi nomeado em homenagem a Sir Benjamin Hall, o Comissário de Obras Públicas responsável pela instalação do sino na torre.

A poucos metros dali encontramos o espetacular Palácio de Buckingham. O Paláio é a residência oficial da Família Real, e é ali que você poderá ver a troca da guarda bem como entrar em uma parte do grande edifício. Essa é uma obra impressionante de arquitetura georgeana construído em 1705.

Saindo do Palácio de Buckingham, atravessamos o St James Park até a Trafalgar Square, o centro de Londres, onde milhares de pessoas se reúnem para ver artistas de rua. É aqui também que várias manifestações políticas acontecem.

Finalizamos o dia atravessando a ponte Golden Jubilee até o Jubille Park onde fica a London Eye, que estava bem tranquila.

A London Eye, também conhecida como Millennium Wheel, é uma das atrações mais populares e icônicas de Londres. Trata-se de uma enorme roda-gigante localizada na margem sul do rio Tâmisa, perto do Westminster Bridge e em frente ao Big Ben e ao Palácio de Westminster.

Foi inaugurada em março de 2000, e, originalmente, foi construída para celebrar a virada do milênio. Desde então, tornou-se uma atração turística imperdível na cidade com seus 135 metros de altura, o que a torna uma das maiores rodas-gigantes do mundo.

A London Eye possui 32 cabines de vidro fechadas, representando cada um dos 32 distritos de Londres, e cada cabine pode acomodar até 25 pessoas, oferecendo uma vista panorâmica espetacular da cidade. Enquanto a roda-gigante gira lentamente, levando cerca de 30 minutos para completar uma volta completa, os visitantes têm a oportunidade de desfrutar de vistas deslumbrantes do horizonte de Londres. É possível avistar diversos pontos turísticos, como o Palácio de Buckingham, a Catedral de São Paulo, a Tower Bridge, o Shard e muito mais.

2º dia: Harrods, Natural History Museum, Hyde Park, e Tour de Pubs

Uma das lojas de departamento mais tradicionais do mundo é a Harrods! É de enlouquecer! Este é, realmente, um verdadeiro templo do consumo de luxo, e é uma parada quase que obrigatória dos turistas que vão a Londres.

Nessa loja, no segundo andar, tem uma loja de gifts que você pode comprar algumas lembrancinhas com a marca da Harrods; já no térreo há uma imensa praça de alimentação que você pode desfrutar de frutos do mar, doces, embutidos, queijos, produtos tradicionais britânicos e muito mais.

Depois de gastar os tubos por ali hehehe, a uns 10 minutos de caminhada você chegará ao Museu de Historia Natural. Esse museu abriga mais de (pasme) 70 milhões de espécimes, de micro-organismos a esqueletos de dinossauros, tendo o maior acervo de história natural do mundo. Uma sugestão: não vá com pressa! Nós ficamos um bom tempo por ali apreciando tudo e mais um pouco, pois vale MUITO a pena!

Deixando o museu para trás, a poucos metros, chegamos ao Hyde Park, que tem uma área com 145 hectares, é o maior espaço ao ar livre do centro de Londres. É um parque que serve também de palco para vários shows, mas durante o dia, especialmente, o espaço verde é uma delícia e oferece diversão com seu lago, pedalinhos e pista de hipismo.

Ao fim do dia fizemos um tour com uma agência especializada em um pub crawl histórico. Esse passeio é super bacana e nos leva à descoberta de 15 pubs históricos, com parada em 4 deles para tomar uma cerveja. O tour dura, em média, 4 horas, é feito com um guia brasileiro que mostra, além dos pubs, várias curiosidades de Londres como a passagem em umas das casas de Shakespeare, por exemplo! Gostou da ideia? Fale comigo que te ajudo com essa reserva AGORA!

3º Dia: Tower Of London, St.Paul´s, Convent Garden  

Pegamos o metrô logo cedo e seguimos em direção a Tower of London. A Tower of Londo é uma fortaleza medieval que é considerado um Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO, e é ali que fica a coleção de armas reais, além das Joias da Coroa e muitas outras atrações bem bacanas!

O local foi palco de várias execuções e também foi utilizada como prisão por muito anos. É possível utilizar um audioguia em português, e isso ajuda muito durante o passeio. Finalizado a visita caminhamos até a Tower Bridge um dos cartões postais de Londres, e voltamos por ela mesmo, pelo mesmo lado leste – cerca de 20 minutos de caminhada – até a Catedral St. Paul palco do casamento do Principe Charles e a Princesa Diana. Ali é possível fazer uma visita guiada pela igreja e pela nave principal subindo até a cúpula da igreja.

Saindo de St.Paul seguimos até o Convent Garden que é um prédio antigo, mas bem conservado, e onde, hoje, está cheio de lojas, restaurantes, pubs, casas de chá, artistas de rua e muita gente passando pra lá e pra cá, tanto moradores locais como turistas. É ótimo local para sentar um pouco e aproveitar este movimento de pessoas. 

4º Dia: Nothing Hill, British Museum, Picadilly Circus, Fantasma da Opera

Fomos a Nothing Hill! Sim, o do filme! E que lugar encantador! Fomos em um sábado, o dia de maior movimento no bairro, e nosso hotel não era longe, por isso fomos a pé, degustando o caminho até a tradicional feirinha do bairro.

Para quem assistiu o filme Um Lugar Chamado Nothing Hill, é um verdadeiro deleite! Passamos por jardins fechados como no filme e visitamos a tão famosa porta azul (onde morava o Will – Hugh Grant). A feira é muito, mas muito legal, e é possível comprar telas, artesanato, gifts diversos, livros, objetos antigos e muito mais (compramos uma recriação da obra de Banksy “A menina com balão”). Para quem é fã do filme vale muito a pena a visita.

Pegamos o metrô, e fomos ao British Museum (gratuito), uma das principais atrações de Londres. O local apresenta diversas galerias temáticas passando por Egito, Africa, Roma, Ásia, além de obras medievais e outras atrações bem interessantes! Imperdível ali são as esculturas de Partenon e do Antigo Egito. Tudo muito lindo!

Terminamos o dia passeando pela Piccally Circus, cercada de lojas de bugigangas e com muitos artistas de rua espaçhados por todos os cantos. Ali você também pode ver diversos painéis luminosos, e é um local de burburinho e agito; jantamos por ali mesmo e fechamos o dia assistindo a uma peça de teatro no melhor estilo Broadway: “O Fantasma da Opera”.

Quer organizar sua viagem para Londres?
Faça sua busca de passagens, hotéis, restaurantes, e muito mais

CLICANDO AQUI!
Prefere atendimento exclusivo?
FALE CONOSCO AQUI!

 

5º dia: Studios Warner – Harry Potter

E, claro, falar de Londres sem falar de Harry Potter é uma heresia! Reservamos esse dia TODO para uma visita aos Estúdios da Warner Bros, que deixa quem é fã de Harry Potter apaixonado! Esse passeio é um prato cheio para o fãs, e foi aqui que toda a série do bruxinho mais famoso do mundo foi filmada.

É possível explorar os cenários originais, ver as criaturas animatrônicas e como foram feitos os efeitos especiais. A Warner está localizada em uma cidade chamada Leavesden que fica a 1 hora de Londres, e para chegar até lá fomos de metrô até uma pedaço, e depois pegamos um ônibus que a própria Warner disponibiliza.

O tour dura em média 4 horas, então contando ida e volta, mais parada para o almoço, passamos o dia fazendo somente isto. Então: não vá com pressa! Tire, no mínimo um dia todo para fazer esse passeio!

Durante o passeio você ganha um passaporte e conforme vai passando pelas atrações ele é carimbado com um desenho temático da atração! É possível utilizar um audioguia em português, e se prepare, pois ali fica uma loja enorme com vários produtos do Harry Potter a venda.

Se quiser uma experiência ainda mais “completa” não deixe de tomar a famosa cerveja amanteigada.

Durante o trajeto você irá passar por diversas atrações do filme como o salão principal de Hogwarts, Sala de Dumbledore, Beco Diagonal, Plataforma 9¾ e floresta proibida. Parada OBRIGATÓRIA para todos os fãs da série!

ALGUMAS CURIOSIDADES DE LONDRES:

:: O metrô de Londres é o mais antigo e extenso do mundo
.

:: O tradicional chá inglês foi introduzido pela princesa Catarina de Portugal quando se casou com o Rei Carlos II da Inglaterra levou esse costume para lá
.

:: Atualmente o Rio Tâmisa é um dos afluentes em perímetros urbanos mais limpos e bem tratados do mundo, mas suas águas já foram tão poluídas, que o rio era conhecido como “O Grande Fedor”
.

:: A London Bridge foi a primeira ponte de Londres e sua primeira versão surgiu ainda na época dos romanos, há 2 mil anos
.

:: Na Inglaterra, o volante do carro fica do lado direito, e os veículos trafegam pela esquerda – no início é bem estranho, especialmente para atravessar a rua, por isso: tenha atenção!

Como chegar?

Chegamos em Londres de trem bala, que atravessa o canal da mancha Paris a cidade, mas há diversos voos saindo de São Paulo e Rio de Janeiro direto para Londres, com chegada ao aeroporto de Heathrow. O voo dura, em média, 11 horas.

  • RESERVE SUAS PASSAGENS AÉREAS PARA LONDRES AGORA MESMO! CLICA AQUI!

Quando ir?

Com relação ao clima a melhor época para visitar Londres é de Maio até Setembro, pois são meses mais quentes e as temperaturas estão ótimas, além disso os dias são mais longos então é possível aproveitar bem a luz do sol. Nos meses de inverno, que vão de Dezembro a Março, a cidade é bem fria, chove DEMAIS, e as temperaturas estão, quase sempre, perto de zero.

Preciso de visto para ir para Londres?

Não! Brasileiros viajando a turismo e que forem permanecer no país por menos de 6 meses, não precisam de visto, somente passaporte com validade mínima de 6 meses.

Concluindo…

Quanto mais tempo em Londres, melhor! Mas se você tem pouco tempo, saiba que é possível conhecer pontos bem bacanas da cidade que abriga uma das realezas mais famosas do mundo!

To top